Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Esportes

Confira os cinco desafios de Filipe Luís em sua primeira Data Fifa pelo Flamengo

Confira os cinco desafios de Filipe Luís em sua primeira Data Fifa pelo Flamengo

(Imagem: Jhony Pinho/AGIF)

Filipe Luís melhorou o Flamengo. O time ataca mais, marca no campo adversário e machuca os adversários. São duas vitórias em dois jogos, nenhum gol sofrido e uma adesão quase que imediata da arquibancada ao estilo de jogo do ex-lateral. Mas ainda há muito o que construir, e o ge listou cinco desafios para o catarinense de Jaraguá do Sul.

1) Planejamento para o Fla-Flu e a semifinal

 

Em sua apresentação, Filipe Luís, quando perguntado se priorizaria a Copa do Brasil em detrimento do Brasil, deixou claro:

- Planejamento é o jogo de amanhã (contra o Corinthians), mas posso avançar que não gosto muito de poupar.

Flamengo enfrenta o Fluminense no próximo dia 17, no Maracanã, às 20h. Três dias depois, na Neo Química Arena, o time de Filipe Luís faz duelo decisivo com o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil, às 16h.

Apesar de não ser adepto de poupar jogadores, Filipe não terá durante a Data Fifa os brasileiros Gerson e Fabrício Bruno, o equatoriano Plata, o chileno Erick Pulgar, e os uruguaios Varela, De la Cruz e Arrascaeta.

As seleções dos três países jogam no dia 15, incluindo um duelo entre Uruguai e Equador. Filipe precisará de muita segurança para utilizar quatro de seus titulares absolutos.

2) Recriar o Gabigol letal

 

Em suas entrevistas e escalações, Filipe Luís deixou claro que conta com Gabigol. Disse que o time precisa dele e que os atletas gostam de sua presença, mas precisa transformá-lo novamente em um atleta letal.

Contra o Corinthians, Gabigol se mexeu mais, quase marcou um golaço e teve um gol anulado por milímetros. Saiu da inércia. Diante do Bahia, caiu e foi pouco perigoso, mas conseguiu voltar a finalizar em ótimas condições, algo que não acontecia com Tite.

Filipe vê o ex-companheiro e agora pupilo em processo de recuperação de confiança. Portanto, dificilmente não começará o Fla-Flu sem ele.

3) Dar confiança a três dos reforços

 

Filipe Luís deu sequência à opção de Tite por Alex Sandro e se deu bem. O lateral-esquerdo decidiu a vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians. Diante do Bahia, não jogou, mas Ayrton Lucas deu conta e abriu o placar nos 2 a 0.

Mas e Alcaraz, Plata e Michael? Filipe deu poucos minutos a Alcaraz nos dois primeiros jogos, mas o argentino teve excelente jogo contra o Bahia. Apareceu bem com passes de primeira e gol de pênalti que teve à oportunidade de bater após gentileza de Gerson. A missão de Filipe é saber como dar minutos à contratação mais cara da história do Flamengo. No segundo tempo, além do gol, o ex-Juventus mostrou dinamismo e colocou uma bola no travessão com o pé esquerdo, que não é o forte.

Recuperado de lesão na coxa, Michael já foi bastante útil contra o Bahia, sofrendo pênalti e com muita intensidade pela esquerda.

Titular nos últimos quatro jogos de Tite, Plata perdeu a vaga para Gabigol. Com esquema diferente do antecessor, Filipe tem a missão de acomodar melhor o driblador equatoriano.

4) Manter a motivação inicial

 

Exceções aos trabalhos iniciados em temporada, a maioria das gestões que chegou durante a temporada teve resposta positiva.

Filipe Luís tem o desafio de manter trabalho sólido e administrar eventuais muxoxos que receberá de um elenco que terá insatisfeitos com as mudanças.

Ciente de que incomodaria atletas com opções e conhecedor do vestiário, Filipe tem o desafio de ser um bom gestor no campo das relações. No tempo de atleta, apesar de contestador e líder, sempre foi visto como ascendência positiva junto ao grupo.

5) Acomodar os selecionáveis

 

Determinado a não poupar atletas, Filipe não terá pelo menos quatro de seus titulares durante esses oito dias (após folgas em domingo, segunda e terça, o time volta a treinar na quarta).

Tão logo que assumiu o time profissional, Filipe tem o desafio de trabalhar um sistema que acomode os selecionáveis sem estranhamento no retorno.

O treinador precisará se comunicar de alguma forma com o grupo de convocados para manter o padrão caso queira começar com eles o Fla-Flu.

*GE