Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 27 de janeiro de 2026

Esportes

Fla tem 64% de chances de jogar quadrangular contra queda no Carioca

Rubro-negro precisa vencer na última rodada e contar com combinação de resultados para prosseguir na competição

Fla tem 64% de chances de jogar quadrangular contra queda no Carioca

Equipe aquecendo antes do Fla-Flu (Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com os resultados desta segunda-feira, do Madureira e Nova Iguaçu, dois rivais diretos do Flamengo pela vaga nas quartas de final do Campeonato Carioca, o rubro-negro chegou a 35,17% de chances de passar de fase no estadual, aponta a Bola de Cristal, ferramenta de probabilidades do futebol, desenvolvida pelo Departamento de Matemática da UFMG, em parceria com O GLOBO. O time treinado por Filipe Luís está na penúltima colocação — dentro da zona de disputa do rebaixamento — com quatro pontos e disputando apenas mais uma partida. Além da obrigação de ter que vencer o Sampaio Corrêa pela última rodada, o Flamengo terá que secar o Boavista, Madureira e o Nova Iguaçu, para ultrapassar ao menos um deles na classificação e conquistar a vaga, sem sofrer um revés na primeira competição do ano.

 

O laranja da Baixada empatou em 2 a 2 com o Volta Redonda, nesta quarta rodada, ficando com um ponto a mais que o Flamengo. Mais do que isso, a equipe ainda tem uma jogo a mais do que o rubro-negro. Com isso, o time treinado por Carlos Vitor enfrentará Bangu e Portuguesa dependendo apenas de si para se classificar. Se vencer um jogo chegará aos oito pontos, mais do que o Flamengo pode alcançar (sete).

Com isso, a equipe de Filipe Luís terá que torcer para o Nova Iguaçu ao menos empatar em um jogo e perder no outro. Embora com dois empates da laranja da Baixada, as equipes teriam os mesmos sete pontos, o rubro-negro teria que tirar uma desvantagem de cinco gols no saldo (1 contra -4), o que dificultaria a classificação.

 

O Madureira também perdeu nesta quarta rodada — para a Portuguesa, por 2 a 0 —, mas tem seis pontos e ainda disputa duas rodadas. Caso vença uma das partidas ou apenas empate os dois jogos, já se torna inalcançável para o rubro-negro. A única forma do Flamengo passar o Madureira é se vencer sua partida com o Sampaio e o tricolor suburbano perder os dois jogos restantes. O primeiro é contra o Vasco, dentro de casa, e o segundo contra o Volta Redonda, fora de casa.

No caso do Boavista, o Flamengo passa pelo mesmo dilema. A equipe de Saquarema possui os mesmo seis pontos do Madureira, mas com uma vantagem: não enfrenta nenhum dos grandes. A equipe terá pela frente o Sampaio Corrêa e o Bangu, ambos fora de casa.

*O Globo/Esportes