Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, nesta sexta-feira (24), no combate a incêndios nos bairros da Jatiúca e do Clima Bom, em Maceió. Nos dois casos, as chamas foram debeladas. Duas mulheres que inalaram fumaça receberam atendimento médico.
Na madrugada desta sexta-feira (24), o CBMAL foi acionado para conter um incêndio em uma retroescavadeira localizada em um canteiro de obras na Rua Industrial Breno Cansanção, no bairro Jatiúca, na parte baixa de Maceió.
A ocorrência mobilizou duas viaturas e uma equipe composta por oito militares. A guarnição de Busca e Salvamento foi a primeira a chegar ao local e conseguiu debelar o fogo com êxito, utilizando água armazenada na viatura.
Devido à resposta rápida e eficaz, não houve necessidade da atuação da outra guarnição de incêndio enviada para a ocorrência. Apesar do susto, não foram registradas vítimas, e o sinistro foi controlado antes de causar maiores danos. As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da manutenção preventiva em máquinas e equipamentos, além da adoção de medidas de segurança em canteiros de obras para evitar situações de risco. Em casos de emergências, a população deve acionar imediatamente o CBMAL através do telefone 193.
Nesse tipo de caso, é fundamental garantir que equipamentos de combate a incêndio, como extintores, estejam acessíveis no local. Além disso, é recomendável que trabalhadores sejam treinados para agir em situações de emergência e que eventuais fontes de ignição sejam devidamente controladas ou eliminadas.
Clima Bom
No Clima Bom, o CBMAL atuou, na manhã desta sexta-feira (24), no combate a um incêndio de pequenas proporções em uma residência de primeiro andar. A operação mobilizou quatro viaturas e doze militares.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que populares já haviam controlado as chamas com o uso de extintores fornecidos por uma empresa nas proximidades. O fogo ficou restrito a um dos quartos da residência, mas a fumaça e a alta temperatura se espalharam por todo o imóvel.
As equipes realizaram a ventilação para dispersar a fumaça e reduzir a temperatura no local, além do rescaldo para evitar novos focos de incêndio. No momento do incidente, o imóvel era ocupado por duas mulheres, de 21 e 24 anos, e duas crianças. Todas as pessoas foram evacuadas em segurança.
As duas mulheres, que inalaram uma quantidade significativa de fumaça, foram conduzidas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins para avaliação e cuidados médicos. As crianças não apresentaram ferimentos ou complicações.
A rapidez no controle das chamas pelos moradores, somada à resposta ágil do Corpo de Bombeiros, evitou maiores danos à residência e garantiu a segurança de todos os ocupantes.
A corporação reforça a importância de a população acionar imediatamente os bombeiros em casos de incêndio, além de seguir as orientações de segurança para prevenção de acidentes dessa natureza.
Em situações como esta, é fundamental manter a calma e evacuar o local rapidamente, priorizando a segurança das pessoas. Utilize extintores de incêndio adequados para o tipo de fogo, caso estejam disponíveis, e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Certifique-se de que todos os ocupantes estão em local seguro e evite retornar ao imóvel até que seja declarado seguro pelos profissionais especializados.
*Ascom CBMAL