Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2026
Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2026
O evento se consolidou como um importante espaço de valorização da cultura, do turismo e, principalmente, de geração de renda para os municípios
A 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos chegou ao fim, neste domingo (25), reunindo mais de 40 mil visitantes ao longo dos quatro dias de programação. Realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, o evento se consolidou como um importante espaço de valorização da cultura, do turismo e, principalmente, de geração de renda para os municípios e para a cadeia produtiva envolvida.
A feira de 2027 acontecerá nos dias 21 a 24 de janeiro e foi anunciada no último dia do evento, com a nova logomarca. “Para 2027, que já estamos organizando, vamos corrigir o que for preciso, para fazer uma feira ainda maior, mais rica e ainda melhor, junto com o Congresso, para que Alagoas seja reconhecida pela qualidade do que expõe”, afirmou no presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão.
Com estandes movimentados, vendas expressivas de artesanato, gastronomia e produtos regionais, a feira promoveu a circulação financeira direta entre expositores, artesãos, associações e pequenos produtores, além de abrir oportunidades de negócios futuros para diversos municípios participantes.
O presidente Marcelo Beltrão destacou que a Feira dos Municípios vai além de um evento expositivo e se consolida como um instrumento de valorização da identidade alagoana. Segundo ele, a iniciativa desperta o orgulho e o sentimento de pertencimento da população ao permitir que os próprios alagoanos conheçam melhor o estado, suas riquezas culturais, gastronômicas, naturais e humanas.
“Feira é isso: é levantar a estima do povo e, acima de tudo, fazer o alagoano conhecer Alagoas. Somos ricos de cultura, de folclore, de gastronomia, de belezas naturais. A Feira é um mecanismo para transformar essa riqueza em oportunidades e despertar, cada vez mais, o sentimento de pertencimento.”, destacou.
No estande de Pão de Açúcar, a movimentação superou as expectativas. Segundo o secretário de Governo do município, Elson Rodrigues Lima, a comercialização de peças da Ilha do Ferro teve resultado praticamente total.
“A Ilha do Ferro já é conhecida nacional e internacionalmente, e a gente trouxe um produto muito vendável. Vendemos cerca de 200 peças, praticamente 99% do que trouxemos”, destacou.
Ainda de acordo com Elson, o estande arrecadou aproximadamente R$ 45 mil durante os quatro dias de feira. Para ele, além da venda imediata, o evento funciona como vitrine para novos negócios.
“A feira abre caminhos, se torna um cartão de visita para os artesãos, que saem daqui com retorno imediato e também fechando contatos para o futuro”, completou.
A avaliação positiva também foi compartilhada por Maragogi. O diretor da Secretaria de Turismo do município, Ed Andrade, classificou a edição como uma das mais fortes já realizadas.
“Que feira incrível. A gente conversava com outros expositores e essa feira tem qualidade de feiras internacionais. Vendemos muito e tivemos que repor produtos todos os dias”, afirmou.
Segundo ele, tanto a gastronomia quanto o artesanato de base comunitária tiveram grande aceitação do público.
“As mulheres de fibra praticamente venderam tudo. E o mais importante é que muita gente veio buscar contato para negócios futuros, principalmente empresários interessados em comprar por atacado. Ano que vem, vamos vir ainda mais preparados”, concluiu.
Do ponto de vista do turismo estadual, a Feira dos Municípios tem papel estratégico. A superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Milena Araújo, ressaltou que o evento fortalece a troca de experiências entre os municípios e impulsiona a economia local.
“Hoje Alagoas tem 44 municípios turísticos, todos presentes na feira. Esse intercâmbio é fundamental para mostrar as riquezas de cada região, seja no artesanato, na gastronomia, na cultura ou no lazer”, destacou.
Milena também apontou reflexos diretos no turismo da capital. “A feira gera movimentação econômica para o Estado, contribui para a ocupação hoteleira em Maceió e atrai visitantes com atrações culturais, regionais e esportivas. É um evento muito importante para o turismo alagoano”, afirmou.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
*Assessoria