Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2026
Segunda-Feira, 26 de janeiro de 2026
Iniciativa promove celeridade no procedimento para quem vive com bolsa de colostomia
Com o intuito de integrar e ampliar os serviços a pacientes ostomizados, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), lançou nesta segunda-feira (26), no Pam Salgadinho, o Programa de Cirurgia de Reconstrução Gastrointestinal. A iniciativa, que iniciou a triagem de pacientes hoje, tem o objetivo de promover celeridade na demanda de quem vive com bolsa de colostomia.
A ação é uma iniciativa do Programa de Órteses e Próteses (Bloco O), do Pam Salgadinho, no qual foi realizado um levantamento de pacientes que necessitam dos serviços e estão cadastrados. O programa vai levar qualidade de vida para pacientes que usam bolsas de colostomia, a fim de dar segmento à cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal.
De acordo com Natália Holanda, coordenadora do Bloco O, a equipe do Pam Salgadinho entrou em contato com os pacientes, dos quais 36 confirmaram presença para realizar a triagem, que consequentemente resultará no procedimento de reconstrução intestinal. Essa comunicação vai continuar para suprir a demanda de quem é atendido na unidade de saúde.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, destacou que o programa disponibilizou consultas com cirurgião do Hospital da Cidade (HC), para o início de fevereiro, e em breve, vão realizar a cirurgia. “O fluxo irá caminhar com celeridade, com atendimento semanal dos usuários. Iremos realizar a quantidade que for necessária de cirurgias, serão 124 pacientes, inicialmente, e se tiver 500 vão ser 500”, enfatizou.
Segundo Sandra Torres, subsecretária de Atenção Especializada da SMS, atualmente, o Pam Salgadinho acompanha cerca de 500 pacientes. No entanto, nem todos estão aptos a passar pela cirurgia de reconstrução. “Antes de serem incluídos no processo, os pacientes passam por uma triagem para avaliar se possuem condições clínicas adequadas para o procedimento. A avaliação é realizada pela coloproctologista Janaína Gouveia, responsável por analisar o estado de saúde dos pacientes”, explicou.
Durante a consulta, são solicitados exames específicos que são realizados no Pam Salgadinho, incluindo colonoscopia, que é realizada no Hospital da Cidade (HC), onde também acontecerão as cirurgias de reconstrução intestinal.
Usuários beneficiados
Gabriel José da Silva, 30 anos, reside no bairro Jacintinho. Ele pega bolsa de colostomia há quatro meses, no Pam Salgadinho, e vai fazer a colonoscopia no início de fevereiro, para realizar a cirurgia. “Eu estou melhorando, e como vai ser mais rápido, vou ficar melhor ainda, se Deus quiser e graças a Ele, vou realizar a cirurgia logo para ter uma qualidade de vida melhor", destacou.
Lançamento do Programa de Cirurgia Gastrointestinal. Fotos: Ascom SMS
*Redação com Assessoria