Sábado, 13 de dezembro de 2025
Sábado, 13 de dezembro de 2025
Dando continuidade às entregas dos laboratórios maker do projeto Rede Alagoana Faça Ciência na Escola em São Miguel dos Campos, foram inaugurados nesta quarta-feira (10), um laboratório nas escolas municipais Dr. José Iramilton Leite; Luzinete e Lindalva Jatobá; e no Centro de Ensino Profissionalizante José Nogueira Mendes (CEMEP).
O grande objetivo é fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas. A Rede tem promovido a implantação de laboratórios maker, ambientes de aprendizagem criativa equipados com recursos tecnológicos e materiais que incentivam a experimentação, a inovação e o pensamento crítico.
A secretária adjunta municipal de Educação, Cristiane Laranjeira e a coordenadora de Ensino da Semed, Rita Paiva, participaram das entregas, que contaram com convidados, além dos alunos pesquisadores e professores envolvidos.
A secretária adjunta Cristiane Laranjeira falou sobre a parceria. “Mais uma vez, através da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, por meio do Cesmac, em parceria com a Prefeitura e a Semed, estamos reafirmando o nosso compromisso em democratizar o acesso à ciência e à tecnologia, promovendo uma educação mais dinâmica, colaborativa e conectada com os desafios do mundo contemporâneo”, declarou.

A coordenadora dos anos finais e do projeto “Mais Ciência na Escola”, Irineide Ferreira, comemorou os 3 novos laboratórios no município, totalizando 5 após as inaugurações. “É uma alegria imensa vivenciar esse momento e ajudar em todo processo. A educação é a base pra tudo na vida. E, através dessa parceria com o Cesmac, estamos criando oportunidades aos nossos jovens. Agradeço, mais uma vez, pela escolha e nós, que fazemos a educação pública de São Miguel dos Campos só podemos agradecer”, finalizou.

A iniciativa integra o Programa Faça Ciência na Escola, contemplado pela Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola. O projeto tem como instituição executora o Centro Universitário CESMAC, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), sob coordenação geral da professora Aldenir Feitosa dos Santos. Além da montagem dos espaços, o projeto prevê formações continuadas para professores, a criação de Clubes de Ciência, ações de ciência cidadã e o estímulo à participação dos estudantes em feiras e eventos científicos, fortalecendo a cultura científica e o protagonismo estudantil em Alagoas.

“A entrega dos laboratórios maker representa o resultado de um esforço coletivo entre instituições de ensino superior e redes municipais de educação. Cada espaço instalado, por esse projeto, que é financiado pelo MCTI, CNPq e FNDCT, é uma porta aberta para o aprendizado prático, para o desenvolvimento da curiosidade científica e para a formação de uma nova geração de estudantes criadores e pesquisadores”, destaca a professora Aldenir Feitosa dos Santos, coordenadora do projeto.
*Ascom Prefeitura de São Miguel dos Campos