Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 27 de dezembro de 2025

Justiça

Moraes manda dez condenados por golpe para prisão domiciliar após fuga frustrada de Silvinei

Ministro do STF proibiu uso de redes sociais e determinou uso de tornozeleira a grupo que inclui ex-assessor de Bolsonaro

Moraes manda dez condenados por golpe para prisão domiciliar após fuga frustrada de Silvinei

(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Polícia Federal cumpre, neste sábado (27), dez mandados de prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica, contra condenados do processo da tentativa de golpe de estado.

O ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro Filipe Martins é um dos alvos e está preso, em casa, após decisão do ministro. A defesa classificou o ato como “perseguição política sem fim”.

As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), após a fuga frustrada do ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal)Silvinei Vasques.

Ele foi preso na última sexta-feira (26) após tentar embarcar no aeroporto de Assunção, no Paraguai, com documentos falsos.

 

Segundo a PF, as ordens judiciais estão sendo cumpridas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal, com apoio do Exército Brasileiro em parte das diligências.

“Além da prisão domiciliar, foram impostas medidas cautelares como a proibição de uso de redes sociais, de contato com outros investigados, a entrega de passaportes, a suspensão de documentos de porte de arma de fogo e a proibição de visitas”, afirmou a corporação.

Alvos da PF

Os condenados pelo golpe que são alvos da PF neste sábado fazem parte dos seguintes grupos:

  • Núcleo 2: que coordenou ações para impedir o voto de eleitores, principalmente no Nordeste
  • Núcleo 3 – Atuou para a ruptura institucional, com planos para monitorar e eliminar autoridades, entre elas o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. O grupo incluía militares das forças especiais, conhecidos como “kids pretos”.
  • Núcleo 4 – Atuou na disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e em ataques a instituições e autoridades públicas, contribuindo para a articulação golpista.

*R7/Brasília