Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025
Com o objetivo de estimular hábitos saudáveis e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos cidadãos maceioenses, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (30), mais um ‘Aulão Viver Saudável’ na orla da Ponta Verde.
Organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde (CTPES), Núcleo de Atividade Física (NAF) e pelo Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió, o grande aulão de integração reuniu usuários que participam dos NAFs de diversas Unidades de Saúde da capital.
Criados em 2013, os NAFs desenvolvem atividades em 13 bairros de Maceió com o objetivo de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios como prevenção de problemas de saúde, estimulando uma maior qualidade de vida.
Durante a manhã, usuários dos 13 NAFs participaram da aula que foi orientada por profissionais de Educação Física que fazem parte dos NAFs. O evento contou com caminhada, treinamento funcional, alongamento, auriculoterapia e entre outras atividades.
“Os NAFs têm o intuito de promover o acesso gratuito da população à prática regular de exercícios físicos como prevenção de problemas de saúde, estimulando a maior qualidade de vida. O Aulão Viver Saudável possui essa perspectiva, para que nossos usuários possam se confraternizar e compartilhar suas experiências com a adoção de hábitos saudáveis”, ressaltou Reinaldo Oliveira, educador físico e responsável técnico pelos Núcleos na CTPES.
Usuários participaram das atividades realizadas pela Secretaria de Saúde de Maceió. Fotos: Ascom SMS
Combate ao Fumo
O combate ao tabagismo também foi um tema abordado durante a ação, a qual fez alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no último dia 29 de agosto. A data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
“A ação destacou a importância de adotar práticas saudáveis, utilizando todos os espaços da nossa cidade. E vem também fazer uma alerta à população sobre os riscos causados pelo uso de produtos derivados do tabaco”, completou Laís de Sá Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal do Tabagismo.
Ação conscientiza maceioenses sobre prejuízos causados pelo tabaco. Fotos: Ascom SMS
Movimentar o corpo
Instalados em praças, associações de moradores ou espaços cedidos pela iniciativa privada, os Núcleos de Atividades Físicas são coordenados pelo setor de Práticas Corporais e Atividade Física da Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde (CTPES) e disponibilizam à demanda crescente de participantes a realização de práticas corporais diversificadas, atividades físicas de baixo impacto, conscientização por meio de palestras e orientações nutricionais, monitorando seus resultados e incentivando hábitos saudáveis que promovam a redução do risco de doenças, em especial as cardiovasculares.
A equipe dos núcleos conta com educadores físicos e nutricionistas capacitados para a orientação preventiva e têm entre seus usuários mais frequentes pacientes hipertensos, diabéticos e pessoas obesas ou com sobrepeso, garantindo a eles os cuidados que os usuários do SUS e a população em geral precisam. Os núcleos atuam em parceria com as unidades de saúde, os distritos sanitários e demais programas de saúde do Município, no monitoramento do tratamento dessas doenças.
Onde estão os Núcleos de Atividade Física?
Atualmente, Maceió dispõe de um total de 12 Núcleos de Atividade Física, que estão localizados nos bairros Vergel do Lago, Feitosa, Canaã, Osman Loureiro, Santo Amaro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Guaxuma, Rio Novo e Pitanguinha. A iniciativa beneficia mais de 700 usuários transitórios, além do grande número de pessoas cadastradas.
*Secom Maceió