Sábado, 18 de janeiro de 2025
Sábado, 18 de janeiro de 2025
Um bate-papo entre a Secretaria Da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e mulheres motoristas de aplicativo de Maceió, nessa quinta (14), abordou o desenvolvimento de políticas públicas para promover mais mobilidade, segurança e garantia de trabalho para a categoria.
Entre as problemáticas apontadas pelas motoristas, o preconceito de gênero mostra-se fortemente presente. Na maioria das vezes, ele parte do estigma de que mulheres não sabem dirigir, estereótipo que está presente na sociedade e afeta as condições de trabalho das motoristas que tiram da direção o seu sustento.
“O tempo todo a gente sente essa necessidade de ser mais segura, o tempo todo a gente vê não só homens, mas também mulheres fazendo essa agressão contra a gente”, relata a motorista Dayanna Fragoso.
O assédio às motoristas é outra grande preocupação; e, como ferramenta de combate a esta prática, a Prefeitura de Maceió lançou, em agosto deste ano, a campanha “Corrida Segura”. A ação visa capacitar motoristas de transporte público e motoristas de aplicativos contra essa violência, além de acolher de forma humanizada as vítimas.
Para além disso, a iniciativa busca criar uma rede de apoio para as motoristas de aplicativo, através da conscientização da população e divulgação dos canais em que elas podem procurar por ajuda, com adesivação dos veículos pessoais e transportes públicos.
“Promovemos esse encontro porque achamos importante aumentar o número de mulheres motoristas, assim como a segurança e respeito a essas profissionais”, afirma a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes.
Mulheres motoristas estiveram presente na sede da Prefeitura na tarde dessa quinta (14). Fotos: Bárbara Wanderley / Secom Maceió
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió