Sábado, 18 de janeiro de 2025
Sábado, 18 de janeiro de 2025
O Ministério da Saúde tem se dedicado ao enfrentamento contínuo da doença Mpox, com uma série de medidas para ampliar a capacidade de diagnóstico e monitoramento da doença. Para 2025, a Pasta está avançando na aquisição de 34.560 testes para a Mpox, o que equivale a 360 kits de diagnóstico. Essa ação visa garantir a disponibilidade de testes para o país e reforçar a capacidade de detecção precoce da doença, importante para o controle dos casos.
Em 2024, o Brasil realizou um total de 12.663 exames para diagnosticar casos de Mpox, com foco em uma resposta rápida e eficaz para controlar a disseminação do vírus.
Esses testes serão fundamentais para o sequenciamento genômico do vírus, uma ferramenta que permite a identificação das mutações do vírus e a monitorização da evolução de sua transmissão. O sequenciamento genômico também oferece informações essenciais sobre a origem e as características do vírus, além de auxiliar na formulação de estratégias mais assertivas para o enfrentamento da doença.
De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o sequenciamento genômico representa uma inovação no diagnóstico da Mpox. "Essa tecnologia é importante para entendermos a evolução do vírus e adaptarmos nossas estratégias de controle. Ela nos permite monitorar as alterações no comportamento do vírus e fortalecer nossas respostas de saúde pública", destacou.
Ethel também reforçou o trabalho do Ministério da Saúde na vigilância ativa da doença. "Além da ampliação de exames, temos intensificado a vigilância em saúde, com foco no monitoramento constante da evolução da doença no Brasil e no mundo. A troca de informações com a OMS e outros países é fundamental para que possamos agir de forma coordenada e eficiente", reforça.
Transmissão e detecção
A transmissão do vírus da Mpox tem se dado principalmente de forma sexual, e a detecção precoce segue sendo a chave para interromper sua disseminação. O Ministério da Saúde também tem se empenhado na disseminação de informações sobre prevenção e na conscientização da população, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como pessoas vivendo com HIV.
O Brasil segue atento ao cenário mundial, onde casos da cepa 1b da Mpox têm sido detectados em vários países, com destaque para o aumento de casos na República Democrática do Congo e em outros países africanos. O Ministério da Saúde está comprometido em fortalecer a resposta à doença, com a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento.
*Ascom Ministério da Saúde