Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Centro de Referência do Pam Salgadinho promove orientações sobre hipertensão para usuários

Centro de Referência do Pam Salgadinho promove orientações sobre hipertensão para usuários

(Imagem: Ascom SMS)

A equipe multiprofissional  do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (CEDOHC), do Bloco B do Pam Salgadinho, promoveu uma sala de espera sobre hipertensão para os usuários atendidos pelo serviço. O intuito do evento foi mobilizar sobre o autocuidado, fortalecer e aproximar os novos públicos atendidos pelo local, evitando evasão das pessoas assistidas na unidade de saúde.

A iniciativa disponibilizou uma palestra informativa acerca da hipertensão e diabetes, esclarecendo sobre sintomas, tratamentos e a necessidade do acompanhamento contínuo, a fim de controlar as taxas, por meio do monitoramento compartilhado entre profissionais da saúde e usuário.

De acordo com a enfermeira e diretora de enfermagem do Pam Salgadinho, Marcela Fernandes, o Programa CEDOHC pretende fortalecer esses encontros, a fim de aproximar e informar os usuários. “Além das consultas com cardiologista, nutrólogo, endócrino e nutricionista, precisamos manter os pacientes informados e acolhidos, para praticarem o autocuidado”, destaca.

Foi reforçado junto aos usuários a necessidade do comparecimento continuado ao serviço para garantir a qualidade de vida, assim como os impactos positivos da alimentação saudável, exercício físico e à saúde emocional que contribuem para o bem-estar e colaboram para redução das taxas de doenças crônicas.

Cláudia Régia, enfermeira do  CEDOHC, ressaltou os métodos de ação e o impacto positivo da atividade. “A importância de  comparecer às consultas e evitar automedicação é um dos cuidados básicos. Além de orientações e acolhimento, distribuímos panfletos informativos, como método didático para ficarem atentos à saúde. Essa atividade gera aproximação e evita evasão dos atendimentos”, informa.

Já Rose Fonseca, assistente social do Pam Salgadinho, palestrou sobre os perigos da automedicação e discorreu sobre a importância do acolhimento aos usuários. “Essa atividade é importantíssima para informar, orientar e acolher os usuários a partir de suas necessidades. Nosso intuito é trazer esses pacientes para perto, através de ações educativas e fortalecer o autocuidado. Educar, para prevenir. Dessa forma, colaboramos para a saúde e bem-estar dos usuários”, enfatiza.

*Redação com Secom Maceió