Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024
Em um esforço para facilitar o acesso a métodos contraceptivos, o programa Saúde da Gente já aplicou o Dispositivo Intrauterino (DIU) em 200 mulheres de forma gratuita. A ação é realizada há dois anos pela Prefeitura de Maceió e tem proporcionado uma alternativa eficaz e de longa duração para o planejamento familiar.
Viviane Thayane, de 28 anos, foi uma das beneficiadas na última semana. Ela relatou a experiência com entusiasmo, e destacou a rapidez e a facilidade do procedimento. Mãe de duas filhas, uma de 11 anos e outra com quatro meses, ela havia considerado fazer a laqueadura, mas encontrou no DIU uma solução mais prática e acessível.
“Para quem quer realmente e precisa, essa ação é tudo, e é bem acessível, não precisa esperar muito, é só vir aqui, fazer os exames e já fazer o procedimento. É muito importante, porque um filho inesperado é meio complicado. Fiquei muito feliz, porque eu queria fazer, mas achava que não ia conseguir”, conta.
O DIU é um método contraceptivo que pode durar até 10 anos, e é aplicado durante uma breve consulta médica. A ginecologista Luana Gomes explicou que a maioria das mulheres que buscam o procedimento já têm filhos ou têm contraindicações para tratamentos hormonais.
O processo de aplicação por meio do Saúde da Gente inclui uma consulta inicial para verificar se o método é adequado para a paciente e, em seguida, são solicitados exames de citologia e ultrassonografia, além de teste de gravidez, que deve ter resultado negativo.
Caso a mulher já tenha feito os exames, ela pode realizar o procedimento no mesmo dia da consulta. E outra facilidade é que o programa percorre diferentes bairros de Maceió, levando os serviços para mais perto da população.
A ginecologista Luana Gomes ressaltou o impacto positivo do programa. "Facilitar o acesso a métodos contraceptivos como o DIU é uma forma de inclusão social e um avanço importante para a saúde da mulher. Muitas pacientes agradecem e elogiam o atendimento, porque transforma a vida delas", afirmou a médica.
Além da inserção de DIU no Saúde da Gente, o público feminino também conta com outros serviços de saúde como consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar.
Para ter acesso aos serviços, as mulheres devem apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. O atendimento acontece das 8h às 20h.
Além do Saúde da Gente, as mulheres que desejam fazer a inserção de DIU também encontram o serviço em 10 Unidades de Referência da capital como as USs Osvaldo Brandão (Ponta da Terra); Roland Simon (Vergel do Lago); João Sampaio (João Sampaio); Paulo Leal (Feitosa); Hamilton Falcão (Benedito Bentes); Frei Damião (Benedito Bentes); Walter Moura de Lima (Santa Amélia); Sérgio Quintela (Santa Lúcia); José Pimentel Amorim (Salvador Lyra); e a UDA Prof. Gilberto de Macedo (Ufal).
*Redação com Assessoria