Domingo, 18 de janeiro de 2026
Domingo, 18 de janeiro de 2026
Ação mobiliza equipes para identificar situações irregulares, orientar trabalhadores e reforçar a rede de proteção a crianças e adolescentes
Durante o Verão Massayó, a prefeitura promove uma ação ampla de combate ao trabalho infantil. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) e tem como objetivo conscientizar ambulantes, vendedores e o público em geral sobre a importância de proteger crianças e adolescentes da exploração laboral.
A ação prevê a distribuição de materiais informativos, atividades educativas e plantões das equipes da Semdes durante os shows, com foco na identificação de possíveis casos de trabalho infantil e encaminhamentos às redes de proteção social.
Mobilização no evento
Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Subsecretaria de Assistência Social estão presentes ao longo da programação.
No evento, eles fazem abordagens com educadores sociais especializados no combate ao trabalho infantil. Quando identificam um caso, levam a criança e o responsável para o espaço kids, a fim de realizar os encaminhamentos e orientações necessárias.

“Nem sempre os pais têm o entendimento do que é o trabalho infantil, então nós trabalhamos para que a proteção da criança e do adolescente seja garantida. Antes do evento, fizemos uma ação de orientação aos ambulantes, para que não ocorra nenhum caso. Nossa equipe está em todo o evento verificando se há algum caso para realizar o atendimento”, explica Gal Souza, subsecretaria de Assistência Social.
Proteção das crianças no foco da ação
Durante o período do Verão Massayó, além da abordagem educativa, as equipes estão atentas à identificação de situações em que crianças e adolescentes possam estar trabalhando, comercializando produtos ou auxiliando em atividades que caracterizam trabalho infantil. Ao identificar algum caso, os agentes sociais prestam atendimento imediato e iniciam os encaminhamentos necessários para garantir a proteção da criança e a atuação dos órgãos competentes.
O Verão Massayó, além de ser uma festa para milhares de pessoas, tornou-se também um espaço de promoção de direitos e responsabilidade social, com a Prefeitura de Maceió e parceiros, reforçando a importância da infância e da adolescência livres de trabalho e com acesso à educação, lazer e proteção integral.
*Redação Alagoas Alerta