Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 06 de fevereiro de 2025

Maceió

Indígenas venezuelanos da etnia Warao têm dia de pesca e lazer em Maceió

Na cultura do povo Warao, a água é um forte elemento cultural de identidade

Indígenas venezuelanos da etnia Warao têm dia de pesca e lazer em Maceió

(Imagem: Cortesia)

Na tradução para o português, Warao significa povo da água. Para propiciar a vivência identitária, indígenas venezuelanos pertencentes à etnia, tiveram um dia de pesca e lazer, nesta quinta-feira (6), no Mirante da Sereia, na praia de Riacho Doce. A prática visa valorizar a cultura do grupo de migrantes que residem em Maceió.

Os usuários fazem parte da Unidade de Acolhimento Institucional dos Migrantes Venezuelanos da Etnia Warao. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), oferece moradia, serviços de saúde e educação, além de promover a inclusão social com a comunidade local.

Segundo a diretora de Proteção Especial da Semdes, Emanuelly Oliveira, a secretaria possui um plano de adequação, e desde novembro de 2024, tem realizado mudanças estruturais no espaço destinado ao acolhimento.

"As mudanças na estrutura do imóvel estão sendo cuidadosamente projetadas para garantir a preservação da cultura e da história do povo Indígena Warao. Cada elemento construtivo está sendo pensado em conjunto com os acolhidos, de forma a manter viva a identidade e as raízes da comunidade, ao mesmo tempo em que integra soluções possíveis para atender às necessidades básicas de todos os acolhidos sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos", afirmou.

O coordenador-geral dos abrigos, Cícero Vieira, destacou a iniciativa de resgatar as raízes dos indígenas Warao. "Nós sabemos que uma das principais características dos Warao é a pesca. Isso traz independência, autonomia e resgate da própria cultura. Por isso, decidimos levá-los para esse dia especial para deixá-los à vontade para proporcionar esse momento de lazer e de satisfação", ressaltou.

Em novembro de 2024 foi realizado um Processo Seletivo Simplificado (PSS) que contratou 12 profissionais para os cargos de assistente social, antropólogo, coordenador, nutricionista, psicólogo, educador social e mediador cultural. A iniciativa destaca a importância de investimentos da Prefeitura de Maceió para atender aos migrantes indígenas venezuelanos.

*Redação com Assessoria