Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) promoveu, nesta quinta-feira (9), uma palestra com profissionais do Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal de Maceió (CAC). A autarquia será o primeiro órgão do Município a receber uma intervenção do CAC para a formação de grupos terapêuticos.
O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, afirmou que a iniciativa é inovadora e poderá gerar um ciclo de cuidado que irá beneficiar e valorizar os servidores da autarquia. “É importante ter essa atenção com a saúde, seja ela física ou mental. Essa ação foi pensada pelo setor de recursos humanos e todos os colegas poderão aproveitar esses momentos”, explicou.
Melo ainda incentivou que os colaboradores da pasta procurem o CAC e aproveitem a oportunidade de utilizar os serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Maceió. “As portas da Ilumina estarão sempre abertas para o pessoal do CAC vir até aqui para promover e incentivar os serviços. Eu peço aos colegas que vão até o CAC também, que utilizem, que se cuidem e tenham atenção para a importância de se cuidar”, pontuou o diretor.
O Coordenador do CAC, Everson Pontes, destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió na valorização dos servidores através da promoção da atenção à saúde.
“Nós cuidamos de quem está cuidando de Maceió, então, dentre as especialidades temos fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educador físico, clínico-geral e até educador financeiro. Nosso foco é melhorar a vida do servidor público municipal dentro do trabalho e consequentemente isso impacta na vida dele dentro de casa, na conversa com o filho, esposa. Nós atendemos, acolhemos e cuidamos do servidor público”, sintetiza o gestor.Grupos terapêuticos
Em uma iniciativa pioneira, a Ilumina, em conjunto com o CAC, será o primeiro órgão da gestão municipal a trabalhar grupos terapêuticos coletivos dentro do próprio ambiente profissional.
“Nós do setor de Recursos Humanos percebemos uma oportunidade para promover essa iniciativa e buscamos o CAC para desenvolver essa atividade. Acredito que vai gerar um ciclo de cuidado com a saúde mental, dar vazão às questões pessoais e de trabalho e garantir bem-estar para todos da Ilumina”, explica a gerente de recursos humanos da autarquia, Valderez Cabral.
Tayane Oliveira, psicóloga que atende pelo CAC, ministrou uma palestra durante a ação na Ilumina. Ela acredita que a formação desses grupos vai ajudar a quebrar preconceitos e tabus quanto à saúde mental e contribuir com o desenvolvimento da saúde dos servidores municipais.
“Estamos passando nas secretarias divulgando o CAC, a Ilumina foi a primeira pasta que nos procurou para realizar essa intervenção e junto do nosso trabalho isso será feito, coletivamente, para a prevenção, para minimizar adoecimentos e quebrar paradigmas, principalmente na Ilumina que tem uma predominância do gênero masculino no cotidiano de trabalho”, ressaltou.
*Secom Maceió