Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
Quinta-Feira, 22 de janeiro de 2026
Evento internacional de intercâmbio científico conta com a participação de 80 alunos da rede pública municipal de ensino
Alunos viveram experiências incríveis com professores do mundo todo. (Imagem: Bianca Rodrigues/ Ascom Semed)
O SigmaFestival contou com a participação de 80 alunos de 14 escolas da rede pública municipal de ensino, 800 estudantes de todo o Nordeste e 120 professores de universidades renomadas do Brasil e do exterior. O evento foi realizado na capital alagoana, entre os dias 20 e 21 de janeiro, no Centro de Inovações, no Jaraguá. A iniciativa possui relevância significativa para a formação avançada, com foco na modalidade Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
A iniciativa faz parte do SigmaCamp, evento internacional, cuja Etapa Brasil, foi realizada há 10 dias, em São Paulo. No festival em Maceió, os estudantes vivenciaram atividades e dinâmicas do intercâmbio científico com padrão internacional.
A subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), Tânia Almeida, compareceu ao evento com os estudantes das escolas municipais. Ela destacou a importância para os jovens talentos. “Esse evento é muito significativo porque leva ciência e aprendizagem de excelência para os nossos estudantes. São vários pesquisadores dos Estados Unidos, de Oxford (Reino Unido) e do Brasil. E a Semed está inovando, cada vez mais, participando de momentos como esse, com um grande quantitativo de estudantes, e apoiando também essa iniciativa”, enfatizou.
Experiências
A aluna da Escola Municipal José Correia Costa, Angelina, ficou encantada com o SigmaFestival e descreveu um pouco das experiências vividas. “Em uma das atividades, envolvendo legumes e frutas, eu liguei um relógio e era como se a eletricidade passasse por mim, pelo meu dedo, e depois pela fruta para poder ligar o relógio. Eu achei muito legal”, explicou.
Ana Luiza, da Escola Municipal Arnon de Mello, também compartilhou sua experiência no intercâmbio científico internacional. “Foi maravilhoso. Teve várias opções de palestras, jogos, brincadeiras entre a gente. Também teve experiências para a gente testar”, relatou.
A estudante da Escola Municipal Padre Pinho, Nicole, integrou a equipe vencedora das competições do festival. Ela falou sobre as experiências vividas. “Achei muito interessante todas as atividades e o que eles fazem para nos manter atentos. A minha parte favorita foram as competições e o melhor foi a minha equipe ter sido a campeã”, celebrou.
Destaque
A aluna concluinte da Escola Municipal Pio X, Sarah Oliveira, 14 anos, também participou do SigmaFestival, em Maceió. Destaque e medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Sarah foi selecionada e participou da Etapa SigmaCamp 2026, entre os dias 10 a 17 de janeiro, em Valinhos, interior de São Paulo.
Juntamente com centenas de estudantes de outras partes do Brasil, e acompanhada da subsecretária, Tânia Almeida, ela viveu uma imersão científica participando de palestras, workshops, laboratórios (Semilabs) e experimentos práticos com pesquisadores de universidades renomadas, como MIT, Harvard, Stanford (Estados Unidos), USP e Unicamp (Brasil).
Alunos viveram experiências incríveis com professores do mundo todo. Fotos: Bianca Rodrigues/ Ascom Semed
*Redação com Assessoria