Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 03 de fevereiro de 2026

Maceió

Jornada Pedagógica 2026, em Maceió, aborda combate ao racismo e sustentabilidade

Evento reúne mais de 2 mil profissionais da rede municipal, nos dias 2 e 3 de fevereiro

Jornada Pedagógica 2026, em Maceió, aborda combate ao racismo e sustentabilidade

(Imagem: Assessoria )

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) abriu, na segunda-feira (2), a Jornada Pedagógica 2026 marcando oficialmente o início do ano letivo da rede pública municipal de ensino. O evento, que será realizado até esta terça-feira (3), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, busca acolher, escutar e planejar coletivamente as ações educacionais com a presença de 2.100 profissionais que fazem a educação pública da capital.

A abertura da jornada contou com a presença do secretário municipal de Educação de Maceió, Luiz Rogério e da subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, além de uma apresentação cultural do grupo Afrozumbi, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.

Este ano, o evento tem como tema “Cidadania com Equidade, Antirracismo e Sustentabilidade” com o objetivo de garantir o direito à aprendizagem dos estudantes e fortalecer a qualidade da educação pública, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais da rede pública municipal de ensino.

O secretário de Educação deu as boas-vindas aos profissionais, destacando a importância da jornada pedagógica para alinhamento e fortalecimento da rede de ensino. “Fico feliz em iniciar este ano junto com todos vocês. O tema que orienta esta jornada expressa com clareza a educação que defendemos, que o prefeito JHC defende, e que estamos construindo. Uma educação comprometida com a justiça social, com a valorização da diversidade e com a formação integral dos nossos estudantes. Assumir uma educação antirracista é assumir um compromisso ético, político e pedagógico com a transformação da sociedade”, pontuou Luiz Rogério.

A subsecretária Tânia Almeida agradeceu a presença de cada profissional e apresentou as principais diretrizes de gestão educacional pedagógica, com foco na equidade e sustentabilidade, no sentido de garantir a universalização do acesso, da permanência e do sucesso dos estudantes, como política de inclusão e qualidade social.

"É uma alegria imensa contar com vocês neste momento. Sabemos como é bom começar um ano letivo com planejamento e este ano, vamos receber as nossas crianças, os nossos adultos e idosos de uma forma acolhedora, humanizada, porque lidamos com pessoas e essas pessoas precisam ser bem acolhidas", afirmou.

Programação

A palestra de abertura foi ministrada por Jussara Santos, professora e militante da causa antirracista, vinculada à Universidade da Bahia. Ela parabenizou a Semed Maceió por trazer essa reflexão profunda e necessária para o contexto educacional. “Eu quero parabenizar a secretaria, que corajosamente, empreende essa discussão diante de tantas necessidades aqui no começo do ano letivo”, pontuou durante a palestra. A outra palestra foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Alagoas, Danilo Marques (Ufal).

Outros temas relevantes também integram a programação, que prossegue ao longo do dia e da terça-feira (3), como o protocolo de violência, o pensamento computacional, alinhado às condicionalidades do Ministério da Educação, além de ações voltadas à humanização do trabalho docente, consciência ética e práticas pedagógicas inovadoras.

A secretária escolar da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Rivanilda Nemésio, falou da expectativa para esta Jornada Pedagógica, que este ano ampliou a programação para os servidores do administrativo.

“Eu posso não estar na sala de aula, mas eu lido com o aluno e com o pai do aluno todo dia. Como a gente está falando de racismo, de sustentabilidade, então minha expectativa é que eu aprenda mais sobre isso e que eu possa transmitir também para o aluno e para o pai que chega até a mim”, disse.

*Redação com Assessoria