Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 14 de janeiro de 2026

Maceió

Prefeitura aumenta número de cadeiras anfíbias para auxiliar pessoas idosas em banho de mar assistido

Aos 61 anos, Joaquim Tenório Cassiano desfruta de dia de lazer na praia de Pajuçara

Prefeitura aumenta número de cadeiras anfíbias para auxiliar pessoas idosas em banho de mar assistido

Joaquim Tenório Cassiano toma banho de mar assistido. (Imagem: Matheus Silvino/ Ascom Semdes)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Esportes de Maceió (Semesp),  segue investindo em equipamentos para ampliar o acesso ao lazer das pessoas com mobilidade reduzida. Em 2026, a pasta reforçou esse compromisso, ao aumentar o número de cadeiras anfíbias, fortalecendo as ações de inclusão social na orla marítima da capital alagoana.

O projeto Praia Acessível começou o ano, colecionando histórias emocionantes. Uma delas é a do aposentado Joaquim Tenório Cassiano, que voltou a tomar banho de mar, após um longo período longe da praia.

Com o auxílio da cadeira anfíbia, ele pôde reviver uma paixão antiga. “Já deve fazer mais de sete anos que eu não tomo banho de mar. E eu sou praieiro, sou da Pajuçara”, contou Joaquim, emocionado com o momento proporcionado pela Prefeitura de Maceió.

Joaquim é usuário da Cidade da Pessoa Idosa, equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes), que promoveu nesta quarta-feira (14), um dia de lazer na praia de Pajuçara.

Bem-humorado, ele ainda brincou ao falar da relação especial com o mar. “É uma emoção muito grande pra mim, porque eu tenho uma namorada aí dentro do mar: a sereia”, disse, arrancando sorrisos de quem acompanhava a iniciativa.

Praia Acessível proporciona banho de mar assistido. Foto: Allan César/ Secom Maceió
Praia Acessível proporciona banho de mar assistido. Foto: Allan César/ Secom Maceió

Saiba como Solicitar a cadeira anfíbia

O projeto Praia Acessível garante mais dignidade, autonomia e felicidade para quem sempre teve o mar como parte da própria história.

Para ter acesso ao equipamento, basta preencher um formulário on-line e aguardar o retorno da equipe da Semesp. Veja o link: https://docs.google.com/forms/d/1JdeW58buOREwMWFnPFd3vZMfz-dV0rLbBA-VOr0iQ8g/viewform?pli=1&chromeless=1&pli=1&edit_requested=true

*Redação com Assessoria