Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 27 de janeiro de 2026

Maceió

Secretaria de Saúde de Maceió intensifica atendimentos para detecção precoce da hanseníase

Ação integra conclusão da Campanha Janeiro Roxo e amplia o acesso da população ao diagnóstico e tratamento gratuitos pelo SUS

Secretaria de Saúde de Maceió intensifica atendimentos para detecção precoce da hanseníase

Atendimentos são realizados em unidades de saúde de diversos distritos, com avaliação e tratamento gratuitos pelo SUS. (Imagem: Ascom SMS)

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Coordenação do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, está realizando uma semana de intensificação de atendimentos voltados à identificação de casos suspeitos da doença.

A iniciativa faz parte das atividades de conclusão da Campanha Mundial de Luta contra a Hanseníase, conhecida como Janeiro Roxo, que reforça a importância da informação, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vânia Bernardino, é fundamental que a população esteja atenta aos principais sinais e sintomas da doença. “Manchas na pele com alteração ou perda de sensibilidade; manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas; dor, fisgadas, sensação de choque ou agulhamento; além de caroços e inchaços pelo corpo, que podem ser doloridos. Diante de qualquer um desses sinais, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima”, reforça. 

As ações contemplaram atendimentos à população, na última segunda-feira (26), das 8h às 11h, no 3º Distrito, na URS Pitanguinha; e nesta terça-feira (27), das 8h às 11h, no 2º Distrito, na URS Roland Simon, e das 14h às 17h, no 8º Distrito, na URS Josefa Conceição Paranhos.

A programação segue ao longo da semana com mais cinco oportunidades de atendimentos. 

Confira:

  • 28/01 (quarta-feira) – das 8h às 11h, no 4º Distrito, na USR Antônio de Pádua;
  • 29/01 (quinta-feira) – das 8h às 11h, no 7º Distrito, na USR Ib Gatto, e das 14h às 17h, no 6º Distrito, na USR Hamilton Falcão;
  • 30/01 (sexta-feira) – das 8h às 11h, no 5º Distrito, na USR João Paulo II, e no 1º Distrito, na USR 2º Centro.

Após a identificação de casos suspeitos, os pacientes passam por avaliação dermatoneurológica e, quando necessário, são encaminhados para unidades de referência. Com a confirmação do diagnóstico, o tratamento é iniciado conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), garantindo acompanhamento contínuo, adequado e totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

*Redação com Assessoria