Domingo, 19 de janeiro de 2025
Domingo, 19 de janeiro de 2025
Durante a campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde de Maceió tem realizado diversas ações de prevenção ao suicídio. Uma delas é o reforço da importância da notificação de violência interpessoal/ autoprovocada, como instrumento importante da linha de cuidados com o paciente. A notificação desse agravo é feita pela Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, por meio da área técnica de Violência e Acidentes.
A responsável técnica pela área de Violências e Acidentes, Rosali Costa, falou sobre a importância de realizar a notificação desses casos.
“Todo profissional de saúde que identificar um caso suspeito ou confirmado de qualquer tipo de violência, dentre elas as interpessoais (fisica, sexual, psicológica/moral) como as autoprovocadas (tentativa de suicídio, e autolesão/autoagressão), deverá notificar o caso e acionar a rede de proteção para que a pessoa receba atendimento e acompanhamento na rede”, informou.
A área técnica pontua que são notificados os casos de tentativas de suicídio, autolesão e autoagressão e com a notificação desses agravos, a Saúde junto com a rede de proteção, que é intersetorial, busca estratégias de atenção e cuidado integral para as pessoas em sofrimento psiquíco, para que assim, o óbito por suicídio possa ser evitado.
A campanha Setembro Amarelo intensifica as ações de conscientização da prevenção ao suicídio. O tema desse ano é “Acolher e Cuidar” e vários setores da SMS estão trabalhando de forma integrada, com o objetivo de conscientizar a população e divulgar os serviços que ofertam acolhimento e cuidado integral.
A prevenção do suicídio e da automutilação começa com a conscientização e o apoio. “É vital que o serviço público e a população estejam unidos e atentos à questão da promoção da saúde mental, quebrar o silêncio em torno dos desafios em torno desse tema é fundamental. Conversar é a melhor opção, e o Setembro Amarelo nos lembra da importância de fazê-lo durante todo o ano”, reforçou Rosali Costa.
Onde buscar ajuda?
O suicídio é um fenômeno complexo e atualmente é reconhecida uma multicausalidade de fatores: biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais. A ajuda está disponível para aqueles que enfrentam desafios relacionados ao suicídio, autolesão e autoagressão. A campanha Setembro Amarelo oferece uma plataforma para compartilhar informações, histórias de esperança e recursos para apoio, a SMS possui serviços disponíveis para assistir a população.
Serviços da Rede de Atenção Psicossocial
CAPS: Rostan Silvestre
(Jatiúca): 3312-5500
CAPS: Dr. Everaldo Moreira
(Farol): 3312-5517
CAPS: Dr. Sadi Feitosa de Carvalho
(Bebedouro): 3312-5521
CAPS: Noraci Pedrosa
(Jacintinho): 3312-5532
CAPSI: Dr. Luiz da Rocha Cerqueira
(Serraria): 3312-5540
Serviços de emergência
SAMU: 192
UPA - Unidade de Pronto
Atendimento
HGE - Hospital Geral do Estado:
(82) 3315-3281
Hospital Escola Portugal Ramalho:
(82) 3315-2491
Centro de Valorização da Vida (CVV)
188 (por telefone)
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió