Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Maceió

SMS de Maceió oferta atendimento especializado para maceioenses que desejam parar de fumar

SMS de Maceió oferta atendimento especializado para maceioenses que desejam parar de fumar

(Imagem: Ascom SMS)

29 de agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O mau hábito, que é considerado uma das principais causas de câncer no pulmão, também representa fator de risco para enfermidades respiratórias crônicas, cardiovasculares e doenças transmissíveis, como a tuberculose.

Maceió combate, diariamente, o tabagismo com a oferta de um adequado suporte a quem deseja largar o vício na cidade. A assistência é disponibilizada por meio do programa de Cessação do Tabagismo, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em funcionamento desde 2014, o serviço tem como objetivo principal reduzir a prevalência de fumantes na cidade e, consequentemente, dos problemas de saúde decorrentes do uso de cigarros. A estratégia conta com ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.

A assistência ao usuário do SUS é ofertada em cinco núcleos distribuídos pela capital — 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Centro Universitário Cesmac (Farol) e Hospital Universitário.

Nos locais, usuários contam com acompanhamento anual de uma equipe multidisciplinar  composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas e médicos.

A metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é aplicada a partir da consulta de livros referentes a estudos de experiências com o câncer e doenças relacionadas ao tabaco.

Para Laís Porangaba, coordenadora do programa de Cessação do Tabagismo do Município, a iniciativa tem se mostrado uma importante aliada para que os maceioenses que desejam parar de fumar alcancem o objetivo.

“Sabemos que o tabagismo é um problema mundial de saúde pública que gera alta dependência nas pessoas. Por isso, todos aqueles que fazem uso do cigarro precisam procurar a ajuda de profissionais especializados que possam criar estratégias eficazes para que essa pessoa consiga largar o vício e é isso que ofertamos em nosso serviço e temos obtido muito sucesso”, enfatizou.

Laís Porangaba, coordenadora do programa de Cessação do Tabagismo do Município. Foto: Ascom SMS
Laís Porangaba, coordenadora do programa de Cessação do Tabagismo do Município. Foto: Ascom SMS

Como ter acesso

Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade, portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Interessados em saber mais sobre os serviços dos Núcleos e como procurar essa ajuda, podem entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5499 (II Centro de Saúde) e 98873-5231 (WhatsApp).

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió