Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025
29 de agosto marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O mau hábito, que é considerado uma das principais causas de câncer no pulmão, também representa fator de risco para enfermidades respiratórias crônicas, cardiovasculares e doenças transmissíveis, como a tuberculose.
Maceió combate, diariamente, o tabagismo com a oferta de um adequado suporte a quem deseja largar o vício na cidade. A assistência é disponibilizada por meio do programa de Cessação do Tabagismo, gerido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em funcionamento desde 2014, o serviço tem como objetivo principal reduzir a prevalência de fumantes na cidade e, consequentemente, dos problemas de saúde decorrentes do uso de cigarros. A estratégia conta com ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde.
A assistência ao usuário do SUS é ofertada em cinco núcleos distribuídos pela capital — 2º Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha, no Poço), UBS João Paulo II (Jacintinho), USF Dídimo Otto Kummer (Benedito Bentes), Centro Universitário Cesmac (Farol) e Hospital Universitário.
Nos locais, usuários contam com acompanhamento anual de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeuta ocupacional, nutricionistas e médicos.
A metodologia adotada foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é aplicada a partir da consulta de livros referentes a estudos de experiências com o câncer e doenças relacionadas ao tabaco.
Para Laís Porangaba, coordenadora do programa de Cessação do Tabagismo do Município, a iniciativa tem se mostrado uma importante aliada para que os maceioenses que desejam parar de fumar alcancem o objetivo.
“Sabemos que o tabagismo é um problema mundial de saúde pública que gera alta dependência nas pessoas. Por isso, todos aqueles que fazem uso do cigarro precisam procurar a ajuda de profissionais especializados que possam criar estratégias eficazes para que essa pessoa consiga largar o vício e é isso que ofertamos em nosso serviço e temos obtido muito sucesso”, enfatizou.
Como ter acesso
Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade, portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas vão sendo chamadas para os novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.
Interessados em saber mais sobre os serviços dos Núcleos e como procurar essa ajuda, podem entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5499 (II Centro de Saúde) e 98873-5231 (WhatsApp).
Atendimento é desenvolvido por equipe multiprofissional da Saúde de Maceió. Foto: Ascom SMS
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió