Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Maceió

SMS de Maceió promove encontro de profissionais de psicologia para discutir experiências exitosas

SMS de Maceió promove encontro de profissionais de psicologia para discutir experiências exitosas

(Imagem: Victor Vercant/Secom Maceió)

A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) promoveu, na manhã desta terça-feira (29), um encontro para dialogar sobre experiências exitosas e os desafios dos profissionais de psicologia. O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde de Maceió, no Centro da cidade, discutiu acerca de organização, regulamentação e a importância dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a  população em tempos de aumento do adoecimento mental em toda a sociedade.

Berto Gonçalo, gerente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD (Álcool e Outras Drogas) Everaldo Moreira, participou do evento e destaca a importância da ação. “O encontro buscou reforçar a importância do trabalho desses profissionais. Essa troca de experiências nos fez perceber que o trabalho coletivo fortalece o cuidado com a saúde mental da população”, destacou.

O encontro foi marcado por uma roda de conversa entre profissionais de psicologia que atuam na rede municipal de saúde para discutir sobre a reorganização do quadro de atuação e trocar experiências nos atendimentos na Atenção Primária, Centros Atenção Psicossocial (Caps) e outros segmentos responsáveis pelo cuidado da saúde mental e emocional da população.

Temas como, boas práticas de saúde mental no território, estratégias para psicólogos na Atenção Básica, atuação do psicólogo na saúde do trabalhador e o acolhimento psicológico nos Caps foram discutidos na ocasião.

Psicóloga Lidiane Guedes representa CRP no encontro. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Psicóloga Lidiane Guedes representa CRP no encontro. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió

Lidiane Guedes, representante do Conselho Região de Psicologia (CRP), participou do evento e destacou que a iniciativa contribui para a valorização dos profissionais.

“O papel do conselho é orientar e fiscalizar a prática dos psicólogos. Ao participar desse encontro, nos aproximamos, no sentido de orientar e motivar as práticas dos profissionais, ouvindo suas demandas e observando os serviços que estão sendo oferecidos, a fim de contribuir e auxiliar em dúvidas e possíveis solicitações. Enfim, essa proximidade é importante tanto para quem presta o serviço, quanto para quem recebe, no caso a população”, pontuou.

Já Larissa Paes, psicóloga da Unidade Docente Assistencial (UDA) Divaldo Suruagy, localizada no Barro Duro, compartilhou as estratégias para psicólogos na Atenção Básica, a sua atuação e o planejamento de ações que visem ampliar os cuidados com a saúde mental para ambos os públicos, profissionais e usuários.

“É um avanço grande essa experiência, com esse alinhamento, temos a oportunidade de melhorar a regulamentação e reorganizar a forma de atuação, junto ao Conselho de Psicologia. Esse tipo de iniciativa gera valorização da classe e contribui para disseminação de informações entre público interno e externo”, finalizou a psicóloga.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió