Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Com o engajamento dos profissionais e de milhares de estudantes, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) concluiu, nesta terça-feira (14), a aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede pública municipal. Ao todo, foram 7.409 estudantes participando da avaliação nacional, sendo 6.111 alunos dos 5° anos e 1.298 dos 9° anos, distribuídos em 91 unidades escolares.
Por meio do inovador projeto Se Liga no Ideb!, nos meses anteriores à aplicação das provas, a Prefeitura de Maceió realizou ações estruturantes voltadas aos eixos: Mobilização de profissionais e estudantes; Avaliação diagnóstica da aprendizagem; Formação Continuada de professores e gestores escolares; Organização e desenvolvimento de atividades pedagógicas de intervenção.
Desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Se Liga no Ideb! contou com o apoio de parceiros, promovendo atividades lúdicas, educativas e premiações, visando estimular e engajar os estudantes para melhoria do desempenho educacional.
Durante a aplicação das provas, as escolas recepcionaram os estudantes com entusiasmo, proporcionando atividades de descontração, com música e lanches. Além disso, os estudantes receberam kits contendo materiais necessários para a realização das avaliações.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu a participação e o engajamento dos estudantes, desde as primeiras ações do Se Liga no Ideb! até a conclusão das provas, o empenho de toda a equipe técnica da Semed, de professores, e o apoio da gestão do prefeito JHC e dos parceiros, entre eles, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), que colaboraram para transformar em realidade o projeto inovador.
“Chegamos ao último dia de aplicação das provas com a sensação de alegria e de dever cumprido. Tivemos um engajamento muito bonito dos estudantes e uma equipe técnica e professores empenhados no estímulo ao gosto pelo aprender e em revelar o potencial de cada estudante”, afirmou a secretária.
Para Jó, “todas as dezenas de aulões, ativações e quiz que realizamos, desde o lançamento da campanha, tiveram como foco essa aprendizagem, de forma lúdica”, concluiu.
A professora e subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, ressaltou o compromisso da pasta com o desempenho dos estudantes na avaliação. “A prova do Saeb é a última etapa de um processo iniciado lá atrás, por meio do compromisso da Semed em promover a aprendizagem e melhorar o desempenho de todos os estudantes, por meio de ações realizadas ao longo do projeto Se Liga no Ideb!, tanto voltadas para os estudantes, quanto para os nossos professores e gestores”, pontuou.
Segundo Vilma, com o encerramento das provas, espera-se que os resultados forneçam um panorama mais completo sobre a Educação Básica na capital, auxiliando na identificação de pontos fortes e nas necessidades e oportunidades de aprimoramento.
Saeb
O Saeb é um sistema de avaliação que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira. Fazem parte do diagnóstico, além das médias de desempenho, as taxas de aprovação, reprovação, evasão e os dados do Censo Escolar, que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Ideb, criado em 2007, avalia a qualidade da educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações. Seus resultados influenciam nas políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação em todo o Brasil.
Provas Saeb 2023. Fotos: Cortesia
*Redação com Secom Maceió