Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 20 de janeiro de 2026

Maceió

Primeira ação do Projeto Ecoponto Aqui em 2026 contempla moradores do Tabuleiro do Martins

Atividade visa orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos e incentivar uma maior adesão ao equipamento instalado na região

Primeira ação do Projeto Ecoponto Aqui em 2026 contempla moradores do Tabuleiro do Martins

(Imagem: Ascom Alurb)

Os Ecopontos têm papel significativo para manter uma cidade limpa. Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Maceió para receber materiais recicláveis, restos de poda de árvores, volumosos e resíduos da construção civil de até um metro cúbico. O serviço oferecido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) é de graça.

Para ampliar a adesão dos maceioenses na utilização de equipamentos, o projeto Ecoponto Aqui tem intensificado as atividades nos bairros onde existem Ecopontos instalados. Na última segunda-feira (19), os educadores da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) percorreram o bairro do Tabuleiro, porta a porta, orientando os moradores sobre a capacidade de receber materiais que são jogados de forma irregular em alguns pontos da cidade.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

Maria do Carmo, moradora da localidade, presenciou o trabalho e obteve ajuda para que alguns itens fossem recolhidos de sua residência. "Eu não precisei pagar nada e eles me ajudaram com alguns materiais que estavam guardados aqui em casa. Pessoal da educação ambiental também me orientou de como fazer nas próximas vezes", disse.

As ações do Ecoponto Aqui contam com a participação dos triciclos elétricos do Projeto Ecoleta, que fazem o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular e encaminham para o Ecoponto mais próximo, de forma gratuita.

"Estamos passando nas ruas e levando os resíduos que podem ser descartados no Ecoponto. É um ajuda para a população, gratuita, onde aproveitamos e orientamos a respeito do descarte correto. Muitos não têm condições de contratar alguém para recolher os resíduos. Quando a gente orienta, faz a diferença, mesmo que pequena, na vida dos cidadãos de Maceió", contou Ângela Silva, coordenadora-geral dos Ecopontos.

O Ecoponto do Tabuleiro fica localizado na Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde dr. Ib Gatto Falcão. No local, é possível descartar, gratuitamente, restos de poda de árvore, materiais volumosos e resíduos de construção civil (até um metro cúbico), com funcionamento de domingo a domingo, das 6 às 18h.

A atividade contou com a participação dos jovens aprendizes da Naturalle e Viambiental, empresas que fazem a coleta domiciliar em Maceió.

*Redação com Assessoria