Aguarde. Carregando informações.
Alagoas

Governador Renan Filho anuncia que Sertão e Agreste vão para fase vermelha e as outras regiões ficam na laranja

Governador Renan Filho anuncia que Sertão e Agreste vão para fase vermelha e as outras regiões ficam na laranja

(Imagem: Reprodução Facebook)

Em razão de Alagoas ter atingido 81% da taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid, o governador Renan Filho (MDB) anunciou neste domingo (07) que o Sertão e Agreste do Estado vão para fase vermelha e demais regiões (Sul, Norte, da Mata, Região Metropolitana e Capital) ficam na laranja com restrições a fim de evitar aglomeração e a velocidade do contágio.

A decisão do gestor aconteceu depois de reunião extraordinária neste domingo com os secretários de Saúde, Segurança Pública, Planejamento, Gabinete Civil e Comunicação, além da presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O decreto vai durar a até a próxima terça-feira.

"Estamos com o maior número de leitos de UTI que já tivemos nessa pandemia. Ainda trabalhamos para ampliar o número. Alagoas tinha 186 leitos antes da pandemia e já abriu 308 novos leitos exclusivos para a Covid em todo o estado", assinalou Renan Filho.

Ele disse que mesmo com tudo isso, nessa segunda onda, que acomete o Brasil inteiro, observa  ocupações cresceram. “Alagoas ainda é um dos Estados que pode oferecer leitos para a população. É importante que a gente reduza o contágio da doença. Se as novas cepas forem mais contagiosas que as anteriores, teremos mais dificuldades", frisou.

O governador voltou a ressaltar que é fundamental o esforço de isolamento social nesse momento, sobretudo que nas proximidades de mais pessoas vacinadas. “Até o fim do mês de março, o Estado espera, com o MS cumprindo o cronograma da entrega das vacinas, entregar [a vacinação] a todo mundo que tem 65 anos ou mais. Até o mês de abril, esperamos concluir a vacinação desse público, assim como as pessoas de mais de 60 anos. Assim que conseguirmos isso, vamos ver despencar o contágio e o número de mortes”, destacou ao garantir que nesta semana os idosos de 76 e 77 anos também vão ser contemplados com a imunização.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques fez a apresentação do plano de distanciamento social controlado e como a doença vem evoluindo. “Fechamos ontem a semana epidemiológica. Nas duas últimas semanas a taxa de ocupação acelerou muito, explicou.

Fabrício também falou sobre o aumento no número de óbitos. “Nós tivemos um crescimento de 50% nas duas últimas semanas. Em Maceió, tivemos um aumento de 25% da última semana para essa”. O crescimento, segundo ele, nunca foi visto na pandemia. “Em uma semana, a ocupação subiu de 54% para 74%”.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou que está trabalhando para ampliar o número de leitos, mas tem observado que a população não tem ajudado. “Nosso objetivo não é prejudicar o setor econômico, principalmente os que estão trabalhando corretamente. Infelizmente, o justo acaba pagando pelo injusto”.

Para retroceder de fase, o governo levou em conta a piora de indicadores da pandemia no estado, como o aumento na taxa de ocupação de leitos e da média de mortes nas últimas semanas. Alagoas ultrapassou neste domingo, a marca de semana a marca de 3.087 mil mortes por Covid-19.

MUDANÇAS 

Agreste e Sertão- fase vermelha

bares e restaurantes: fechados a partir de meia noite deste domingo (7) só podem funcionar em forma de delivery

academias: fechadas

comércio não essencial: fecham aos finais de semana

Maceió, Zona da Mata, Litoral e região metropolitana - fase laranja

bares e restaurantes: 6h até 20h segunda a sexta. Fechar sábado e domingo.

igrejas e academias: 30% da capacidade

marinas e clubes náuticos: fecham nos finais de semana

 

*Redação Alagoas Alerta