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Terça-Feira, 29 de setembro de 2020

Alagoas

Governo de Alagoas investe na tecnologia e aprimora oferta de serviços públicos

Governo de Alagoas investe na tecnologia e aprimora oferta de serviços públicos

(Imagem: Reprodução )

Utilizar a tecnologia para facilitar a oferta de serviços públicos tem sido uma premissa constante no governo Renan Filho. Subsidiado pelo processo de Transformação Digital, o Estado vem se reinventando, dando mais celeridade aos seus processos e o melhor: conseguindo estar cada vez mais próximo de quem realmente precisa.

Responsável por dar suporte aos trâmites que envolvem a modernização da máquina pública, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) tem cumprido papel significativo nesse novo contexto. Por meio de parcerias com outras secretarias, Estados, e com o Governo Federal, a pasta vem apostando em iniciativas simples, mas que fazem toda a diferença e conferem uma outra roupagem ao serviço público.

Um exemplo delas é a implementação do VLibras no próprio site da Secretaria. A ferramenta, que foi desenvolvida pelo Ministério da Economia, tem o intuito de aprimorar o processo de inclusão digital da comunidade surda. Com ela, é possível fazer a tradução de todas as informações disponíveis no portal da Seplag do Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

“O Estado vem estudando soluções criativas relacionadas à oferta de serviços digitais e o VLibras dialoga muito com essa estratégia. A plataforma é gratuita e pode ser replicada por qualquer site do Governo, já que funciona com base em um código aberto disponibilizado pelo Ministério da Economia. Estamos mais próximos do cidadão, fornecendo um aplicativo que é mais do que necessário e que não dispensa nenhum recurso financeiro para funcionar”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação da Seplag, Kerchenn Elteque.

Para utilizá-lo é bastante simples, basta acessar o ícone do VLibras disponível no site, escolher seu avatar e clicar sobre o conteúdo que se deseja traduzir. Na ferramenta, os usuários podem aumentar ou diminuir a velocidade da tradução e fazer outras configurações que auxiliam a melhorar a experiência de uso.

“O VLibras é uma das iniciativas que reforçam a importância da Transformação Digital nos Governos e, principalmente, o caráter social que deve vir com ela. Não há como pensar a oferta de serviços digitais e todas as derivações desse processo sem aplicá-la às diversas realidades, aos variados públicos a quem servimos. Se esse novo contexto de reconfiguração do serviço público não consegue alcançar e atender às necessidades básicas de todos os cidadãos, não representa uma verdadeira mudança”, pontua o chefe de Comunicação da Seplag, Igor Gouveia.

Outra frente de atuação dessa mobilização que já rendeu frutos para o estado é a Carteira de Trabalho Digital. A nova versão do documento, que também vem sendo implementada em parceria com o Governo Federal, é de fácil acesso para os trabalhadores e pode substituir a CTPS física.

 

Para ter acesso ao novo serviço, é preciso entrar no site https://servicos.mte.gov.br/ ou fazer o download do aplicativo CTPS Digital, disponível tanto para iOS como para Android. Após o login, será possível ter em mãos dados de qualificação civil e demais informações da vida laboral, sem necessidade de apresentação do documento físico.

“A Seplag tem estado à frente de um movimento nacional de Transformação Digital nos Governos Estaduais e a CTPS Digital é um dos serviços prioritários da agenda que temos desenvolvido. A sociedade está cada vez mais digital e o serviço público não pode ficar atrás nesse quesito. A CTPS adianta esse futuro e precisa ser disseminada para que tanto os trabalhadores quanto as empresas contem com mais facilidade e modernidade no processo trabalhista”, conta o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos.

Saúde também passa por modernização

Considerada uma das áreas essenciais à população, a Saúde pública de Alagoas também vem passando por um novo momento nesse contexto de transformações. Referência em indicadores importantes como o de Atenção Primária, o setor foi escolhido, recentemente, pelo Ministério da Saúde, para rodar o projeto piloto do Conecte SUS.

O programa, que tem o intuito de trabalhar pela informatização da saúde pública nacional, funciona de modo a integrar os dados de todos os cidadãos relativos à área com vistas a proporcionar mais celeridade e assertividade no atendimento.

“A saúde é uma das áreas prioritárias para qualquer governo e, sem dúvidas, precisa ter seus processos revisados e aprimorados constantemente para que possa, de fato, atender às demandas da população. O Estado tem se debruçado cada vez mais sobre esse tema e é visível o avanço que temos conseguido alcançar. O Conecte SUS é exemplo claro disso. Ainda temos muito a otimizar nesse âmbito, mas é inegável que a Transformação Digital vem mostrando a que veio e nós, enquanto gestores públicos, não podemos ignorar suas potencialidades”, afirma o secretário Fabrício Marques.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria