Aguarde. Carregando informações.
Economia

Metade dos brasileiros já realiza pagamentos por aproximação

Metade dos brasileiros já realiza pagamentos por aproximação

(Imagem: VALENTYN OGIRENKO/REUTERS)

O sistema de pagar compras e serviços sem tocar nas maquininhas de cartão já conta com a adesão de 48% dos brasileiros, aponta pesquisa realizada pela Digio, plataforma digital de serviços financeiros.

Além dos cartões integrados com a tecnologia, também é comum o uso das carteira virtuais, disponíveis em smartphones (celulares) ou smartwatches (relógios) para a realização dos pagamentos.

A preferência ganhou força durante a pandemia do novo coronavirus e agora mantém os adeptos devido a praticidade e segurança. Entre os que já aderiram ao sistema, 10% afirmam que usam essa função pois não precisam tocar nas maquininhas, o que os deixaram mais seguros dos riscos de contrair a Covid-19.

O dado é comprovado por outro estudo, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, que aponta para o crescimento de 469,6% do método entre 2019 e 2020, momento mais crítico da pandemia, e movimentou R$ 41 bilhões.

Marcelo Scarpa, diretor executivo do Digio, ressalta ainda que 13% ainda não conhece a opção de pagamento por aproximação. "Vamos continuar educando nossos clientes sobre os diversos temas relacionados às finanças e facilitar cada vez mais a experiência de compra", afirma ele.

Cartão virtual

A pesquisa mostra ainda que 81% dos entrevistados contaram que já utilizam os cartões virtuais em suas transações. Mais da metade (52%), entendem sobre a dinâmica de segurança e praticidade dessa opção. Por outro lado, 36% ainda prefere utilizar a opção física do cartão.

O cartão virtual é uma funcionalidade que permite tornar as transações mais seguras, já que utiliza um outro número, validade e código de segurança.

O sistema, presente geralmente no aplicativo do banco, deve ser utilizado apenas para realizar compras na internet ou por aplicativos, e compartilha o mesmo limite mensal com o cartão físico.

*R7