Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 16 de maio de 2022

Educação

Tonholo destaca aprovação de mestrado em Educação Especial entre Ufal e Uncisal

Tonholo destaca aprovação de mestrado em Educação Especial entre Ufal e Uncisal

(Imagem: Assessoria)

O reitor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), enfatizou a importância e empenho de docentes e da direção e do conselho acadêmico do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe/Ufal) na proposição conjunta de mestrado profissional em Educação Especial em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

A proposta foi aprovada, por unanimidade pelos Conselhos Universitário da Uncisal e da Ufal. O início de funcionamento das atividades do referido curso fica condicionado ao respectivo reconhecimento e credenciamento conferidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

“A Ufal não parou de funcionar nem durante e nem depois da pandemia. Prova desse trabalho contínuo é o fortalecimento da pós-graduação em Alagoas. Com muito louvor temos que parabenizar todos os envolvidos, na Ufal e na Uncisal, em propor um mestrado que prioriza a Educação Especial, inclusiva por excelência, para melhor qualificar professores da educação básica, promover renovação de práticas pedagógicas e de potencializar a qualidade da formação inicial nas escolas públicas alagoanas”, afirmou o reitor. A proposta é inédita no Nordeste e será encaminhada à Capes.

O mérito dessa iniciativa é integrar a expertise de docentes da Uncisal e da Ufal para que atuem colaborativamente, a partir de bases teórico-metodológicas aplicadas, para produção científica que possa reduzir barreiras no processo de escolarização Educação Especial a alunos que precisam de acompanhamento especializado. Além outras atuações, com a formalização de linhas de pesquisas específicas, também se propõe um mestrado com vistas aos serviços de apoio e às diferentes tecnologias educacionais nos diversos contextos, modalidades e níveis de ensino, de modo inovador e inclusivo.

*Assessoria