Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 09 de agosto de 2022

Interior

Carreta do Hospital de Barretos inicia atendimentos em Viçosa nesta segunda (8)

Carreta do Hospital de Barretos inicia atendimentos em Viçosa nesta segunda (8)

(Imagem: Assessoria )

A unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos (SP) estará em Viçosa, no Vale do Paraíba alagoano, de 8 a 12 de agosto. Os atendimentos estavam previstos para o início de julho, mas foram suspensos por causa das fortes chuvas que caíram em todo o estado.

Dotada de equipamentos de última geração e equipe especializada, a carreta vai oferecer exames de citologia e mamografia gratuitos, que são essenciais na prevenção e detecção precoce do câncer.

“A Carreta do Hospital do Amor tem um diferencial: um aparelho de última geração que pode detectar o câncer em estágio primário, do tamanho de um grão de arroz, enquanto que os demais aparelhos detectam o câncer do tamanho de um grão de feijão, ou seja, quando a doença já está um pouco mais avançada. Trata-se, portanto, de uma ação que vai ajudar demais as mulheres na prevenção do câncer e na detecção da forma primária da doença”, explicou a secretária municipal de Saúde de Viçosa, Núbia Moura.

A chegada da Carreta a Viçosa foi possível graças à parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e a Fundação PIO XII, entidade mantenedora do Hospital de Amor de Barretos, que possui mais de 58 anos de história e reconhecimento internacional por sua excelência em tecnologia e cuidado humanizado relacionados à área oncológica.

“A Carreta do Hospital de Amor percorre todo o Brasil e conseguimos, através do prefeito João Victor, viabilizá-la aqui para o município. Ela vem para somar e intensificar ainda mais as ações que já fazemos aqui em Viçosa, que são exames preventivos de mamografia e de citologia”, pontuou a secretária municipal de Saúde.

A unidade móvel ficará estacionada na Avenida Firmino Maia, próxima da Secretaria Municipal de Agricultura. Na segunda-feira (8), os atendimentos ocorrem das 11h às 17 horas; na terça (9), quarta (10) e quinta (11), das 7h30 às 17h30; e na sexta-feira (12), das 7h30 às 11 horas.

“Estamos cuidando do bem maior da nossa gente, que é a saúde”, destacou o prefeito João Victor.

Público-alvo

Para os exames de mamografia, as mulheres de 50 a 69 anos de idade podem obter mais informações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de suas áreas residenciais; já para os de citologia, a demanda é livre e destinados a mulheres de 25 a 64 anos.

É necessário levar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e Cartão de Vacina Covid-19.

“Nossa recomendação é que todas as mulheres aproveitem essa oportunidade e venham fazer os exames, venham se cuidar, porque a saúde é o nosso bem maior”, convoca Núbia Moura.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria