Aguarde. Carregando informações.
Interior

Novo hospital é entregue pelo governador Renan Filho no município de Cajueiro

Novo hospital é entregue pelo governador Renan Filho no município de Cajueiro

(Imagem: Márcio Ferreira)

O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), investiu R$ 1,6 milhão para transformar a antiga e combalida Unidade Mista de Saúde de Cajueiro no moderno e equipado Hospital Municipal Dr. Augusto Dias Cardoso, entregue na tarde desta quinta-feira (13) pelo governador Renan Filho e o prefeito Palmery Neto.

O novo equipamento será referência para a toda a região do Vale do Paraíba, beneficiando uma população de aproximadamente 120 mil pessoas, incluindo os 21 mil habitantes de Cajueiro.

"Aqui a gente tem um Centro de Parto que é referência para Alagoas. Já fizemos dois; o primeiro foi entregue em Marechal Deodoro e o segundo é esse aqui. E nós vamos fazer 25 maternidades humanizadas em Alagoas, fruto do Programa Criança Alagoana, o CRIA, que construiu o Hospital da Mulher, vai lançar o Cartão da Gestante - um auxílio financeiro de R$ 100 às mães alagoanas - e fará a humanização das maternidades no estado", informou o governador.

Ele destacou que o Hospital Municipal chega, também, para reforçar o combate à pandemia em Alagoas, especialmente no Vale do Paraíba, juntamente com os demais investimentos feitos pelo Governo em todas as regiões do estado e na capital.

O hospital

O novo hospital vai gerar 90 empregos diretos e 50 indiretos. Ofertará serviços em várias especialidades médicas, a exemplo de exames de mamografia, radiografia, eletrocardiograma, ultrassonografia, posto de coleta laboratorial, realização de partos normais, além dos atendimentos em clínica médica, pediátrica e obstétrica.

Com as fortes chuvas que ocorreram no mês de junho de 2017, a unidade Mista Dr. Augusto Dias Cardoso sofreu vários danos na sua estrutura física. Com laudos da Vigilância Sanitária, Defesa Civil e vistorias do Ministério Público Estadual (MPE), a prefeitura de Cajueiro interditou a Unidade Mista Dr. Augusto Dias Cardoso e requisitou a intervenção do Governo do Estado.

"O que foi feito aqui não foi uma reforma, mas uma reconstrução completa. Aqui funcionava a Unidade Mista e agora temos um hospital que, para o povo de Cajueiro, é um sonho concretizado. Eu tenho a certeza absoluta que vamos, não só abrir a parte física do hospital, mas fazer funcionar toda a sua estrutura", declarou o prefeito de Cajueiro.

Como testou positivo para a Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, não pôde comparecer à entrega do Hospital Municipal de Cajueiro. Ele foi representado pelo secretário executivo de ações em saúde, Marcos Ramalho. Também prestigiaram a entrega do hospital os deputados estaduais Silvio Camelo e Antônio Albuquerque; e federais Sergio Toledo e Nivaldo Albuquerque.

Por fim, o governador anunciou que voltará em breve a Cajueiro para autorizar o início das obras do Programa Pró-Estrada, que vai asfaltar diversas vias urbanas da cidade.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria