Aguarde. Carregando informações.
Interior

Prefeitura de Marechal realiza hoje mais um dia 'D' de vacinação contra a Covid-19

Prefeitura de Marechal realiza hoje mais um dia 'D' de vacinação contra a Covid-19

(Imagem: Assessoria)

Mais um dia “D” de vacinação contra a Covid-19, desta vez nesta quinta-feira (29). Das 09h às 16h, a Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro estará iniciando a imunização dos profissionais da saúde de 35 a 39 anos e dando continuidade às pessoas de 59 com comorbidades. As ações de vacinação acontecem na Escola Gov. Luiz Cavalcante (Prédio da Faculdade), em Taperaguá.

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Poderão se vacinar todos profissionais da saúde residentes em Marechal Deodoro, dentro da faixa etária de 35 a 39 anos. Se encaixam nesta categoria trabalhadores que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Com isso, podem ser vacinados profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

A categoria também compreende os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde.

QUAIS DOCUMENTOS LEVAR?

Para a vacinação, além do RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, os profissionais e trabalhadores de saúde deverão portar cópia da declaração que comprove vínculo empregatício ou carteira de trabalho que comprove vínculo ativo, tais como documentos  comprobatórios da condição de Microempreendedor Individual (MEI) e conta de energia do imóvel comercial em seu nome ou em nome de sua empresa;

Também pode ser apresentado um documento de autodeclaração de efetivo exercício da atividade profissional na área da Saúde, acompanhada de 03 (três) contratos de prestação de serviço ou de 03 (três) declarações de pacientes, notas fiscais ou contratos de vinculação a planos de saúde privados. O modelo da declaração pode ser acessado em um anexo ao fim desta matéria ou clicando aqui

PESSOAS DE 59 ANOS COM COMORBIDADES 

O município segue vacinando pessoas com 59 anos que tem comorbidades: pneumopatias crônicas graves, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, Síndrome de Down, Cirrose hepática.

Entretanto, é necessário ter atenção aos tipos de comorbidades, pois, neste momento, tem a imunização destinada somente para alguns níveis e especificidades das doenças.

Para comprovar a comorbidade, o usuário poderá levar uma prescrição médica contendo a condição que justifica a imunização; exames específicos que estabelecem o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas; cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria