Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 19 de setembro de 2019 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Maceió

Ação itinerante vai levar Cadastro Único para bairro de Maceió

Ação itinerante vai levar Cadastro Único para bairro de Maceió

(Imagem: André Lira)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) levará para os moradores do Santos Dumont, nessa quarta-feira (26), a ação itinerante do Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas do Governo Federal. O atendimento será realizado no Cras Santos Dumont, das 08h às 12h.

São esperados aproximadamente 100 atendimentos na região, além de realizar o cadastro no CadÚnico, a população também poderá fazer a atualização dos dados já cadastrados e buscar por informações diversas sobre Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

Ao se inscreverem no Cadastro Único, as famílias podem ter acesso, por meio do Número de Identificação Social (NIS), a vários programas sociais como Bolsa Família, o Pronatec (cursos para qualificação profissional), a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Minha Casa Minha Vida, a Carteira do Idoso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC),  Id Jovem e Cartão de Passageiro Especial.

Segundo a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, o objetivo da ação é aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Semas. “É através do CadÚnico que a população tem acesso ao NIS e assim, fica apta a uma série de programas sociais, por isso é tão importante levar esse cadastro até os bairros da nossa cidade”, disse ela.

Para se inscrever no Cadastro Único, a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. Atendendo a este perfil, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador do CadÚnico. Esta pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. O Responsável Familiar faz a inscrição no CadÚnico, todos os dados apresentados são analisados e, comprovando-se o perfil desta família como de baixa renda, é emitido (num prazo de 15 a 30 dias) o Número de Identificação Social (NIS).

“Essas ações itinerantes serão mais frequentes em Maceió, não apenas do CadÚnico, mas de todos os serviços oferecidos pela Semas. O nosso objetivo é aproximar cada vez mais as nossas ações com a população. Pensando no social em primeiro lugar”, disse o vice-prefeito e titular da Semas, Marcelo Palmeira.

Confira os endereços das unidades de atendimento do CadÚnico em Maceió:

Sede do Cadastro Único – Rua Barão de Atalaia, 753, Poço;

Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Benedito Bentes – Quadra P, sem número, Conjunto Residencial Selma Bandeira (na segunda rua à esquerda, após a Base Comunitária da Polícia Militar)

Unidade descentralizada do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família Prado – Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente à Praça da Faculdade).

Cras Área Lagunar – Rua Agnelo Barbosa, 527, Prado;

Cras Denisson Menezes – na Avenida Alice Caroline, número 43, Vila Olímpica Lauthenay Perdigão, Village Campestre II;

Cras Pitanguinha – na Rua Cônego Tobias, sem número, Pitanguinha;

Cras Sônia Sampaio – Rua Jarbas Andrade, número 119, COHAB, Jacintinho.

Cras Terezinha Normande – Rua Jose Jorge de M. Gonçalves, s/n Conj. José da Silva Peixoto – Jacintinho;

Cras Santos Dumont – Rua Roldão de Siqueira Fortes, 710 – Santos Dumont, Maceió-AL (Antiga Choparia / Corredor de ônibus);

Cras Cidade Sorriso – Conjunto Residencial Cidade Sorriso I (Verdejantes II) Benedito Bentes;

Cras Bebedouro – Rua Marquês de Abrantes s/n Bebedouro (Antiga Granja);

Cras Fernão Velho – Praça São Jorge, 20, Fernão Velho.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Semas

Comentários