Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 08 de dezembro de 2021

Política

Rodrigo Cunha anuncia mais 18 pontos de Wi-Fi em Alagoas

Rodrigo Cunha anuncia mais 18 pontos de Wi-Fi em Alagoas

(Imagem: Pedro França)

Mais 18 pontos de acesso à internet Wi-Fi, em outros 15 municípios alagoanos, serão liberados para acesso livre da população. O anúncio foi feito pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) nesta sexta-feira (22) e representa mais um avanço na implantação em Alagoas do projeto que vai levar internet Wi-Fi grátis para localidades dos 102 municípios do estado. Os 18 novos pontos começam a operar neste sábado (23) e vão totalizar 50 já em operação em dezenas de municípios. Os recursos para a execução do projeto, na ordem de R$ 9,2 milhões, foram garantidos em Brasília por Rodrigo Cunha e pelo deputado federal Pedro Vilela (PSDB).

Os 18 novos pontos que começam a funcionar neste sábado estão situados nos municípios de Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Marechal Deodoro, Boca da Mata, Penedo, Santa Luzia do Norte, Porto de Pedras, Santana do Mundaú, Jacuípe, Jequiá da Praia, Roteiro, Coruripe, Feliz Deserto, Atalaia e Satuba. A ação vem se consolidando como um passo rumo a projeto macro de promoção da inclusão digital em Alagoas, integrando o Programa Wi-Fi Brasil e ofertando conectividade a centenas de comunidades do interior do estado e capital. O Programa é nacional e vem beneficiando a sociedade alagoana graças ao empenho dos parlamentares – Cunha e Vilela – na indicação de emendas parlamentares.

“Vamos avançar na instalação dos pontos de acesso à internet em todo o estado e hoje alcançaremos a marca de 50 pontos em dezenas de municípios, com estes números crescendo ainda mais nas próximas semanas. Levar sinal de internet a comunidades que antes não tinham nenhuma conectividade é proporcionar opções de acesso à educação, entretenimento, serviços, comunicação e diversos outros benefícios a quem antes não tinha como usufruir desta tecnologia. Ter acesso à internet nos dias atuais é também garantir inclusão digital e mais cidadania a nossa gente e, por isso, este programa é tão relevante”, destacou Rodrigo Cunha.

O Programa Wi-Fi Brasil tem duas modalidades. Uma chamada Wi-Fi Livre, que se trata de uma ação visando levar conectividade Wi-Fi para praça ou locais públicos sem acesso à internet em banda larga. Já a outra modalidade, intitulada Wi-Fi Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) pretende levar internet gratuita às escolas, associações comunitárias, telecentros, instituições públicas de saúde e de assistência social, localizadas em áreas rurais, remotas e urbanas em situação de vulnerabilidade, incluindo as comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. O alcance do sinal de internet atinge um raio de 200 metros de extensão.

“Este trabalho de dotar Alagoas de internet Wi-Fi é mais uma ação que chega em nosso estado fruto de nossa atuação em Brasília. No Senado, presido a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, e fica claro nos debates da Comissão o fato de que o acesso à internet é questão crucial para fomentarmos o desenvolvimento local. Não se concebe hoje, em pleno século XXI, termos comunidades sem comunicação, no apagão digital, sem usufruir dos serviços que a internet oferta. Porém é importante frisar que os pontos de Wi-Fi grátis são um somente um passo frente à enorme tarefa que temos de transformar Alagoas levando educação, cultura, serviços, empregos e dias melhores a nossa gente. Seguiremos firmes neste ideal”, concluiu o senador alagoano.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom