Aguarde. Carregando informações.
Política

Por iniciativa de Tereza Nelma, Câmara promove audiência sobre detecção pelo SUS de câncer

Por iniciativa de Tereza Nelma, Câmara promove audiência sobre detecção pelo SUS de câncer

(Imagem: Assessoria)

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoveu ontem (03), uma audiência pública sobre detecção precoce e controle do câncer no SUS. A deputada Tereza Nelma foi a idealizadora do evento com o intuito de informar aos representantes dos estados e municípios e a sociedade civil sobre a disponibilidade de recursos pra ações de prevenção, detecção precoce e controle de câncer durante a pandemia. Para isso é necessário que os estados e municípios criem um plano de trabalho dentro do prazo estabelecido para que não haja a devolução do recurso.

A Portaria de dezembro do ano passado institui incentivo financeiro no montante de R$ 150 milhões.

Tereza Nelma destacou dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram a redução dos procedimentos eletivos, incluindo o rastreamento de câncer. "Foram suspensos em 41% dos países pela necessidade de priorização das urgências e redução do risco de disseminação do novo coronavírus nos serviços de saúde. Por isso, foi instituído em caráter excepcional e temporário o incentivo financeiro federal de custeio para essas ações de prevenção ao câncer", explicou a deputada.

Foram convidados para o debate o assessor parlamentar do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Moura Vilela;
o diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida e a diretora do Departamento de Atenção Especializado, Maíra Botelho.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria