Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 13 de dezembro de 2018 | TEMPO: PARCIALMENTE NUBLADO

Alagoas

ONG Cren faz exposição com peças feitas pelas mães das crianças assistidas

Renda será revertida para ações de combate da desnutrição infantil em Alagoas

ONG Cren faz exposição com peças feitas pelas mães das crianças assistidas

(Imagem: Chico Brandão )

O Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), organização sem fins lucrativos criada em 2001 para combater a desnutrição infantil, lança nesta terça-feira (13) a Exposição Arte que Nutre, às 19h, na Galeria Gamma.

Sob a direção criativa da estilista alagoana Alina Amaral, a mostra apresentará o primeiro produto da Campanha Vista Cren: camisetas elaboradas com intervenções artísticas. As estampas exclusivas são da artista visual Vera Gamma e bordadas pelas mães das crianças assistidas pelo Cren. Cada peça custará R$ 150,00 e o valor será totalmente revertido à ONG.


“Prontas as camisetas estampadas por Vera Gamma, entrou a intervenção das bordadeiras do Coletivo Arteando, feitas em linha e miçangas. A exposição consiste nessa inter-relação de linguagens em prol de uma causa mais que nobre que é o trabalho do Cren”, contou Alina.
Além de beneficiar as crianças do Cren, o projeto ofereceu qualificação a diversas mães em situação de vulnerabilidade social.
“As mulheres são as bordadeiras que – antes sem nenhum conhecimento de bordado – há cinco meses vêm aprendendo algumas técnicas de hand made. Elas executam os bordados sob a minha supervisão e direção criativa. São mulheres que sonhavam ter uma atividade criativa que não as tirasse tanto das suas casas e que as empoderasse - cada uma com a sua realidade e histórias de lutas, dificuldades. Sendo assim, acho que um momento de muita entrega e esperança”, afirmou Alina.


De acordo com a artista visual Vera Gamma, o processo criativo se deu a partir das frutas, já que Cren incentiva a inclusão delas na alimentação das crianças por seu consumo ser associado à diminuição da mortalidade, à redução de doenças crônicas e ao reforço do sistema imunológico.
“A partir da temática das frutas, o processo criativo se deu dentro da minha trajetória artística, aprofundada em obras já existentes. Então, a direção de arte fez um estudo em cima das cores. Será uma noite linda e colorida. O público será recebido com a alegria e entusiasmo das crianças”, disse Gamma.


Além das camisetas, a artista vai expor quadros dentro da mesma temática do evento e 40% do valor das obras também será revertido ao Cren.
Para a presidente do Cren, nutricionista e professora universitária, Telma Toledo, a campanha é uma oportunidade de ajudar as crianças assistidas pela instituição há 11 anos. “Esse é um momento para nos unirmos por esta causa que busca promover uma infância justa e um futuro mais feliz e esperançoso para milhares de famílias”, enfatizou.


Diversas personalidades alagoanas vestiram, literalmente, a camisa do Cren para promover a causa, a exemplo da primeira-dama Renata Calheiros. “Fazer parte dessa campanha de solidariedade é abraçar uma das causas que me move, que é cuidar da primeira infância alagoana. Garantir uma boa nutrição aos nossos pequeninos é fundamental para seu crescimento e desenvolvimento. O Cren é referência nacional no acompanhamento nutricional de crianças e temos realizado importantes ações no combate à desnutrição, trazendo as boas práticas às políticas públicas“, afirmou a primeira-dama.

*Renata Arruda

Comentários